Mercado de Benfica

Concurso público: 1º prémio
Instalado numa estrutura tardo-modernista de 1968, o mercado enfrenta agora o desafio de atrair uma nova geração de utilizadores e de melhorar, ao mesmo tempo, a experiência de utilização da comunidade que já serve.

A oitoo venceu o concurso público promovido pela Câmara Municipal de Lisboa com uma proposta que valoriza e reativa a poderosa estrutura existente, reforçando o papel do mercado enquanto âncora comercial do bairro e melhorando a sua relação com o espaço público através de um conjunto de intervenções estratégicas e cuidadosamente calibradas.

Um novo peristilo sombreado passa a envolver o mercado, unificando a sua camada exterior e criando uma generosa zona de transição entre o espaço público e a atividade comercial.
No interior, um óculo central introduz luz natural e melhora o desempenho bioclimático da praça, recuperando uma sensação de amplitude e clareza no espaço interior.

À escala urbana, a proposta devolve ao mercado e à sua envolvente uma nova qualidade cívica, reconhecível e acessível, privilegiando os peões e os modos suaves de mobilidade, sem comprometer as exigências funcionais de um mercado em pleno funcionamento.
O resultado é um Mercado de Benfica renovado: mais permeável, mais acolhedor e melhor preparado para servir a comunidade nas próximas décadas.
Ano
2021 –
Localização
lisboa / portugal
Tipologia
público, reabilitação
Estado
em curso
Área
5000 (área construída) / 12600 (área do lote) m2
Cliente
público / lisboa SRU
Arquitetura Paisagista
haha